Twitter

quinta-feira, março 29, 2012

O esporte e suas influências


Introdução
Quando falamos sobre o esporte, não podemos deixar de lembrar que, como em tudo, existem prós e contras. O esporte não está isento destas condições.
No mundo afora existem atletas profissionais e pessoas que praticam o esporte por seus diversos motivos, seja pela saúde, boa forma ou apenas por hobby.
Primeiramente, precisamos saber diferenciar o esporte de uma atividade física.

Esporte X Atividade física
Muitos, hoje em dia, confundem o termo “esporte” com “atividade física”. O esporte não precisa, necessariamente, ser uma atividade física. Da mesma forma o contrário.
Entende-se esporte tudo aquilo em que houver regras fixas, competitividade, a subordinação da prática a algum órgão oficial e a busca por um mérito/premiação maior do que o prazer de praticá-lo.
A atividade física, por sua vez, busca, em sua maioria, uma vida saudável, um bem-estar: uma caminhada; andar de bicicleta; e tudo aquilo que exerça atividade corporal é denominado como atividade física.
Entendido então suas diferenças, vemos que nem tudo que é esporte lhe oferece bom condicionamento físico, como o xadrez, por exemplo. A atividade física, por sua vez, tem exatamente esse objetivo, juntamente com a saúde e/ou o bem-estar.

Prós e Contras
Neste caso o esporte está inteiramente ligado à prática de atividades físicas. Vejamos:
Em um país socialmente desigual muitas classes não tem oportunidades e nem condições para praticar um esporte físico. Muitos por falta de tempo, dinheiro, ou até mesmo por não haver pessoas empenhadas em levar o esporte a todos como inclusão social. Neste ponto é que encontramos um fator que torna o esporte significativamente importante para a sociedade. Quando o esporte é levado para as pessoas menos favorecidas, isso se torna uma ocupação, tirando-as das ruas, das drogas, do crime. Dessa forma as pessoas se envolvem com o esporte, que por conseqüência, podem estar praticando uma atividade física, fazendo-as pessoas saudáveis.
Além disso, é importante citar que a prática de esportes físicos diminui as chances de a pessoa ter doenças cardíacas, diabetes, obesidade e várias outras.
Deve-se lembrar também, que toda atividade física necessita de um aquecimento, que se não realizado ou realizado de forma indevida, pode causar aos atletas danos que chegam a ser gravíssimos.
Apesar disso tudo, o esporte vem sendo tomado como instrumento lucrativo. Muitos hoje em dia não se preocupam mais com o fato de estarem praticando exercícios físicos ou levar tal coisa como uma diversão. O espírito de competitividade vem aumentando à mesma medida que o esporte vai se tornando instrumento de capital. Não se pratica mais esportes físicos com a intenção de levar uma vida saudável ou realizar uma brincadeira em conjunto, a finalidade hoje é outra. É claro que muitas pessoas vivem do esporte, mas a forma com que lidam com isso é que muda tudo. A fama, o dinheiro, os méritos sobem totalmente à cabeça. Isto faz com que a sociedade generalize o esporte, afirmando que o mesmo cria cidadãos de mau caráter, chegando ao ponto de dizer que o esporte não é uma boa influência para os que o assistem.
Além de sua imagem capitalista, o esporte é tomado por muitos como gerador de pessoas violentas. Mas por quê? O Futebol é um exemplo claro. A violência, muitas das vezes pode não estar no campo, mas em sua torcida. De qualquer forma, tudo fica generalizado no final. Se dois torcedores distintos brigam, tudo aconteceu por conta do esporte. No entanto, se isto é culpa do esporte ou falta de caráter das pessoas cabe a cada um ter a sua opinião.
"Trabalho escolar, feito por Carine de Almeida Goulart"

Nenhum comentário:

Postar um comentário