Twitter

quinta-feira, abril 07, 2011

Universo Adolescente

Eu, sinceramente, não encontro uma palavra que defina o universo de um(a) adolescente. Indecisão? Incertezas? Loucura? Euforia? ... Tanta coisa se passa por nós, sentimentos aflorando. Começamos a caminhar com nossas próprias pernas, começamos de fato a nos socializar!É tão estranho, pois de repente fechamos nosso mundo e decidimos que ninguém nos compreende, que somos únicos no que sentimos, falamos, fazemos e tudo mais. Mas quando sozinhos no nosso quarto, deitados na cama, pensando na própria vida, não achamos razão e lógica para tudo que esta acontecendo conosco e vemos que realmente somos muito complicados.
Irritação, bipolaridade, distrações, universo de um(a) adolescente.
Queremos ser donos de tudo, do mundo. Achamos que já sabemos o suficiente para enfrentar a vida lá fora. É quando vemos que o que sabemos não é nem a terça parte do que precisamos saber para sobreviver entre os grandes.
Então começamos a fazer escolhas, a determinar caminhos para a nossa vida: Em que eu vou me profissionalizar? Em qual curso eu vou me inscrever, no de inglês ou de informática? Será que eu fico por aqui mesmo ou vou morar no EUA como muitos fazem ou almejam? Devo seguir alguma religião? Faço o que eu mais gosto, ou o que os meus pais sempre sonharam? Mas de fato, o que eu gosto? [ ... ]
Tantas perguntas, poucas respostas ou quase nenhuma. Universo de um(a) adolescente!
E vivemos dessa forma, guiados pela vida e por aqueles que estão ao nosso redor. Seguimos exemplos, escutamos conselhos, criamos conceitos, discutimos pré-conceitos, debatemos assuntos polêmicos, trocamos de opinião, ou lutamos por uma até o fim. É a nossa vida, mexer no que estava quieto, querer coisas absurdas, exigir, impor, falar, propor, brigar, chorar, gritar, sorrir.
[ ... ]
Universo de um(a) adolescente!

Um comentário: